Internet

Ética nos blogs – Carta aberta a Carlos Cardoso

Há vários dias, na lista blogosfera, surgiu um tópico bastante interessante de ser discutido: Código de conduta (ou ética) nos blogs. O assunto surgiu depois que o Tim O´Reilly publicou um rascunho do que ele pensa ser – após ter recebido sugestões de seus leitores – um código de ética para quem escreve em blogs.

O assunto é bastante vasto e gerou vários artigos em toda a Internet sobre o tal código, além de traduções livres e adaptações do mesmo, incluindo no Brasil. Numa lista como a blogosfera, que se propõe a discutir todo e qualquer assunto relacionado a blogs, o assunto cairia como uma luva e geraria discussões do mais alto ní­vel.

Infelizmente isso não ocorreu, principalmente (mas não exclusivamente) por obra de Carlos Cardoso, que se auto-intitula o primeiro problogger brasileiro. Cardoso não somente repudiou qualquer tentativa de discutir um código, como se fixou em palavras como “autoritarismo”, “imposição” e focou principalmente num tal “selinho” proposto pelo Tim, a ser utilizado pelos blogs que aderissem í  sua campanha.

Ignorando as diversas mensagens em que algumas pessoas sensatas explicaram que não se tratava de discutir O´Reilly, mas sim o conteúdo do código proposto – publicado como um “rascunho” – e adaptá-lo í  nossa realidade, Cardoso perdeu completamente o foco da lista, desvirtuando a discussão e infelizmente, me elegendo para Cristo. Em seu último post no Contraditorium, o blogueiro afirma categoricamente que eu o ataquei, taxando-o como “histérico” e mais uma vez diz que eu defendi o código do O´Reilly sem ao menos lê-lo.

O interessante – e triste – é que, em toda essa discussão de ética, eu fiquei sabendo que o Cardoso estava me difamando através de outra pessoa, pois como ele não fez “trackback” nem me enviou um e-mail avisando-me, eu poderia ficar dias sem ao menos saber que estava sendo (eu sim) atacado por um outro blogueiro, que achou por bem desviar um tópico de uma lista de discussão para o seu blog (algo que ele mesmo critica nesse outro post).

Pois bem, nesse momento eu espero que fiquem claros alguns pontos, pois não pretendo tocar no assunto novamente, a menos que seja com a proposta original e não um bate-boca sem sentido proposto pelo colega, no visí­vel intuito de provocar, atrair polêmica para seu site (seu ganha-pão). Não, meu caro Cardoso. Eu perco cliques em AdSense, mas não perco minha honestidade e coerência.

  1. Eu não apóio nem propus apoio ao O´Reilly e seu código, mas acho válida toda discussão a esse respeito, se ela agrega valor e melhora o ambiente dos envolvidos;
  2. Não defendi a criação do selo de conduta, embora não seja contra quem queira adotar coisa semelhante. Cada um sabe que penduricalhos colocar em seu próprio blog;
  3. Blogs são veí­culos de comunicação. Ter responsabilidade com o que se publica é uma obrigação garantida por lei. Nem mesmo uma mensagem enviada no Orkut está livre de ser utilizada como prova num tribunal. Evitar discutir um código de ética não evita que ele exista;

NOTA: Apesar de o Cardoso ter apagado meu comentário em seu blog, no artigo em questão, esse post não é uma resposta. É o meu direito de expor a verdade, comprovando através dos links para as mensagens em questão, para que fique claro e dê a oportunidade do leitor tirar a limpo a manipulação feita por ele em seu blog, inclusive apagando comentários de outras pessoas que citavam a fonte (a lista blogosfera).

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments