Internet

Ser blogger é hype?

HypeOutro dia alguém na lista Radinho comentou algo que achei super interessante e adequado. Citação sem autor porque não achei no arquivo da lista (quem souber se pronuncie por favor):

Nos anos 80 todo mundo era videomaker; nos anos 90 todo mundo era webdesigner; agora todo mundo é blogueiro.

Nosso cí­rculo de amizades é sempre o mesmo ou há certas coisas que realmente “pegam”? Ser blogueiro é hype? Tá na moda? Vai passar? É tendência?

Conheço bastante gente que acessa a Internet por prazer ou por trabalho diariamente. Desses, posso arriscar que mais da metade tem, já teve ou pretende ter um blog. A maioria sobre tecnologia (tá, não conta porque quase todo novo blog hoje é sobre tecnologia). A maioria quase absoluta com ferramentas de rentabilização (ou monetização, como queiram).

Apesar de haver um movimento que é totalmente contra ganhar dinheiro com blogs, é crescente a banda que quer ganhar nem que seja um troco para pagar a hospedagem, fica fascinado ao receber a carta do Google (ao atingir os primeiros 50 dólares) e nem acredita quando pinga na conta corrente os primeiros 30 reais do Buscapé ou JaCotei, exibindo todo orgulhoso para algum parente ou amigo e dizendo: tá vendo que esse negócio dá dinheiro?

Impressionada, a platéia incentiva e o cara continua. Quando a empolgação é só a grana, esse blogger costuma enfiar os pés pelas mãos transformando seu blog em vitrine – o que acaba por fazer com que seu rendimento caia. Quanto mais rotas de fuga, menos dinheiro. Mas quando além da grana a pessoa está gostando escrever, recebendo visitas, assinantes, comentários interessantes, geralmente o blog engrena.

É muito difí­cil um blogger que adiciona uns bannerzinhos só para “experimentar” ganhar algum dinheiro. Ou desiste ou começa a trabalhar de verdade para que esses anúncios gerem algum retorno. E aí­ ele passa da categoria blogger para outra, superior e mais hype: ele vira um problogger.

Problogger é aquele cara que diz que se sustenta exclusivamente com blogs. É possí­vel, sim, eu já vi o poder do Google quando se escreve o artigo correto, no momento certo. Se o dia dos namorados fosse todo mês eu ia ficar rico até o fim do ano ;-). Mas não é fácil, precisa disciplina, inteligência, escrever bem, ser bem visto na comunidade que frequenta para receber links de indicações, ser sagaz na criação dos seus artigos e aproveitar as oportunidades. Enfim, é um trabalho tão ou mais difí­cil que os webmasters dos anos 90.

E você? Qual sua motivação para blogar? Acha que é hype, tesão, paixão, negócio, prazer, passatempo? Fala aí­ (enquanto estou acordado)!


Este artigo está participando da maratona Blogando24h.
Comente. Você pode ganhar uma camiseta!

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments